“Eles vêm educação como gasto, não como investimento” – leia a carta do presidente Lula à CNTE

03/07/19 | Lutas no Brasil

Queridos Amigos Reunidos na 9ª Conferência de Educação,

Força, muita união e coragem para vocês. Eu queria estar aí com vocês hoje para pedir isso a vocês: força, união e coragem.

Porque infelizmente a educação em quase 500 anos nesse país foi tratada quase como se fosse uma inimiga. O Brasil foi o último país da América do Sul a ter universidade. Só muito recentemente universalizamos o acesso a rede básica de ensino. O professor aqui é tratado como suspeito. Paulo Freire, reverenciado no mundo inteiro, o governo atual que nunca o leu, morre de medo dele. Eles morrem de medo que o povo estude, aprenda e conteste a ignorância que eles promovem. Eles qurem a escola sem Partido e a Justiça com Partido.

Nós mais que dobramos o número de estudantes universitários do país. Quando o PT chegou ao governo, eram 3,5 milhões, quando saímos eram mais de 7 milhões.

Eles vêm a educação como gasto, não como investimento. Eles querem voltar a fechar as portas das universidades. Eles têm cortado o investimento em pesquisa no Brasil e forçado jovens pesquisadores talentosos a irem morar no exterior.

Mas o Brasil é muito melhor que o governo Bolsonaro. Vocês, a CNTE, chamando pela causa da educação, iniciou as maiores manifestações contra esse governo, com milhares nas ruas pelas cidades de todo país contra os cortes nas universidades.

Então meus amigos, força e coragem porque a luta contra a demolição da educação, contra a demolição da previdência, pela defesa da soberania brasileira e do nosso povo está apenas começando. Hoje, eles, em cima de um julgamento falso, de uma farsa, podem me impedir de estar fisicamente com vocês. Mas eles não podem nos impedir de continuarmos juntos na luta por um Brasil melhor.

Um grande encontro e um forte abraço,

Luiz Inácio Lula da Silva

>> Clique aqui para acessar a imagem da carta

FONTE: CNTE