A secretária geral da CNTE, Fátima Silva, participou na tarde desta quarta-feira (27) do programa Pauta Brasil. O debate foi transmitido ao vivo pelo canal do Youtube da Fundação Perseu Abramo e recebeu especialistas em educação e ensino para debater se é correta a volta às salas de aula. Com mediação da diretora da Fundação Perseu Abramo, Vivian Farias, o programa também contou com a participação de Valdir Barranco e Denise Soares.
Fátima Silva denunciou a completa ausência do Ministério da Educação na condução de um plano para a pandemia: “Somos uma República Federativa que deveria ter uma coordenação nacional para atuar na questão educacional no meio da pandemia e na implementação das aulas remotas. Mas há uma ausência total do Ministério da Educação em tudo, não só na pandemia, como no debate do Fundeb e em todas as políticas educacionais”. Além disso, Fátima também mencionou a pesquisa da CNTE sobre as condições de trabalho lembrando que as mulheres tiveram a maior sobrecarga no período de pandemia acumulando serviço doméstico e adequação a nova modalidade de ensino. Também apontou que muitos profissionais se endividaram comprando equipamentos ou aumentando a internet para atender alunos: “Nenhuma unidade da federação ofereceu pacote de acesso a internet para professores e professoras”.
A secretária geral da CNTE ressaltou: “Nós não somos contrários ao retorno das aulas. Nós queremos que essa pandemia passe, que a gente tenha vacina para todos e todas, e que a gente possa voltar com condições sanitárias”.
>> Veja o vídeo a seguir:
FOTO: REPRODUÇÃO