SINDIUTE

O SINDIUTE como uma significativa experiência vivida pelo sindicalismo dos trabalhadores em educação surge em 15 de dezembro de 1991, por ocasião do III Congresso de Unificação dos Trabalhadores em educação do Ceará.

Esse Congresso acontece após longo debate entre as entidades e seguindo a orientação da CNTE (Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação), entidade que congrega o conjunto de sindicatos de trabalhadores em educação dos 26 Estados brasileiros e do Distrito Federal de unificação de todos os segmentos da escola em função do fortalecimento da categoria e a defesa da escola pública de qualidade.

E assim, neste III Congresso as entidades: APEOC (Associação dos Professores do Ceará), SINTECE (Sindicato Unificado dos Trabalhadores em Educação do Ceará), ASSEEC (Associação dos Supervisores do Ceará), ASOECE (Associação dos Orientadores do Ceará) APEFC (Associação dos Professores de Educação Física do Ceará) sob a coordenação da CNTE deliberam por unificar suas entidades, fazendo surgir o SINDIUTE (Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação do Ceará).

O SINDIUTE compreendendo a importância de unidade mais fortalecida filia-se a CUT (Central Única dos Trabalhadores), constituindo-se a partir desse momento um imprescindível instrumento de luta da nossa categoria.

A defesa dos princípios de democracia, autonomia diante de governos e unidade na luta incansável com os demais segmentos contra as políticas de exploração e retirada de direitos constituem a referência dos cerca de 6000 mil trabalhadores em educação do Estado e municípios do Ceará. que hoje integram o nosso sindical.

É uma entidade civil de personalidade jurídica de direito privado, democrática, sem fins lucrativos, sem vinculação político-partidária, nem religiosa, possui em sua estrutura organizativa instâncias com fins deliberativos, executivo e de fiscalização.