Nota de Repúdio ao Vereador Adail Júnior (PTD/CE)

06/02/24 | Destaque 2, Notícias

Nota de Repúdio ao Vereador Adail Júnior (PTD/CE) pelas as acusações injustas ao Sindiute, representado por sua presidenta Ana Cristina Guilherme

O Sindicato União dos Trabalhadores em Educação de Fortaleza/CE (Sindiute), filiado à CNTE/CUT, entidade sindical que representa 20 mil Trabalhadores da Educação do Município de Fortaleza, em Assembleia Geral, aprovou veemente Moção de Repúdio ao Vereador Adail Jr, PDT/CE, pelas recentes ofensas e agressões dirigidas à presidente do sindicato, Ana Cristina Guilherme, representante de toda a categoria.

Em suas redes sociais, o Vereador Adail afrontou a democracia ao repudiar a presença da bandeira de nossa entidade sindical e de nossa presidenta na solenidade de abertura do legislativo da Câmara Municipal, casa do povo e, portanto, casa dos trabalhadores e trabalhadoras em Educação, que estavam presentes na luta por direitos.

Consideramos a atitude do vereador covarde e misógina. Pela segunda vez, nossa representante é agredida pelo vereador machista. Manifestamos a mais profunda indignação e repudiamos veementemente as acusações infundadas e difamatórias proferidas pelo vereador Adail Júnior, que tentou de forma desonesta atribuir ao Sindiute e à sua presidenta Ana Cristina Guilherme a responsabilidade pelos tumultos ocorridos na sessão solene de abertura dos trabalhos legislativos em 01/02. É crucial destacar que tais tumultos foram protagonizados exclusivamente por membros da Câmara Municipal, conforme ressaltado pela imprensa e confirmado pelo próprio prefeito Sarto, que lamentou o episódio e reconheceu a postura democrática dos professores presentes.

Este não é um incidente isolado. O vereador Adail Júnior tem historicamente direcionado ataques injustificados à categoria dos professores e à sua líder eleita, a professora Ana Cristina. É inaceitável que um representante do povo utilize sua posição para disseminar desinformação e incitar mensagens de ódio contra uma dirigente sindical e os profissionais da educação.

Exigimos que a Câmara Municipal de Fortaleza aprecie com rigor a conduta antiética e a falta de decoro do vereador Adail Júnior, e que tome as medidas cabíveis para garantir que esta postagem difamatória seja imediatamente retirada das redes sociais. É imprescindível o respeito à nossa luta, à democracia, aos professores e, em especial, à integridade e dignidade de Ana Cristina Guilherme.

Repudiamos veementemente qualquer forma de desrespeito, difamação e violência verbal contra os profissionais da educação e seus representantes sindicais. Reiteramos nosso compromisso com a defesa dos direitos trabalhistas, da liberdade de expressão e da educação pública de qualidade em Fortaleza.

Adail Júnior, nos respeite!