Greve nos Correios deve continuar, dizem assembleias

11/05/17 | Lutas no Brasil

Após proposta da empresa, assembleias nos Estados decidem continuidade do movimento.

Grande parte da categoria dos trabalhadores e trabalhadoras da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT)  já decidiu permanecer em greve, deflagrada em âmbito nacional. Nesta segunda-feira (8) o movimento entra em seu 13º dia e outras assembleias nos Estados vão continuar avaliando a proposta da empresa. Essa proposta foi apresentada pela ECT após mediação do Tribunal Superior do Trabalho (TST), envolvendo as duas federações que representam os trabalhadores, a Fentect e a Findect.

Em Belo Horizonte (MG), na sexta-feira (5), na portaria do Correio Central, na avenida Afonso Pena, os trabalhadoras e trabalhadores realizaram uma assembleia no início da tarde e rejeitaram a proposta da empresa. Votaram, assim, pela continuidade da greve, deflagrada no dia 26 de abril. Nova assembleia está marcada na capital mineira, nesta segunda-feira (8). A direção do Sindicato dos Trabalhadores nas Empresas de Correios e Telégrafos e Similares (Sintect/MG)  está chamando trabalhadoras e trabalhadores a se manterem mobilizados para fortalecer e ampliar o movimento.

Rejeitaram a proposta

Dos 36 sindicatos que representam a categoria em todo o Brasil, 23 já rejeittaram a proposta, sendo que parte deles realiza novas assembleias nesta segunda para reavaliar a decisão: Acre, Alagoas, Amazonas, Campinas, Ceará, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí,Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rondônia,São Paulo, Santa Catarina, São José do Rio Preto, Santa Maria, Vale do Paraíba,

As pautas desta greve são:

GREVE GERAL CONTRA AS REFORMAS PREVIDENCIÁRIA E TRABALHISTA!

CONTRA O DESMONTE DOS CORREIOS, NÃO À PRIVATIZAÇÃO!

PELO RETORNO DAS FÉRIAS!

NENHUMA DEMISSÃO, CONTRATAÇÃO JÁ!

CONTRA O FECHAMENTO DAS AGÊNCIAS!

CONTRA A FALTA DE SEGURANÇA DAS AGÊNCIAS!

PELO RETORNO DA ENTREGA DIÁRIA!

FORA POSTAL SAÚDE! PELO RETORNO DOS CORREIOS SAÚDE AO RH SEM NENHUMA MENSALIDADE!

AUDITORIA DA DÍVIDA PÚBLICA. TAXAÇÃO DAS GRANDES FORTUNAS

ABERTURA DOS LIVROS CONTÁBEIS DA EMPRESA. AUDITORIA JÁ!

No DF, liderada pelo sindicato, categoria vota por suspender a greve

Após 9 dias de greve, trabalhadores e trabalhadoras da ECT aprovaram parcialmente a proposta apresentada pela direção dos Correios. A decisão foi tomada durante assembleia realizada nessa quinta-feira (4). Orientados pelo sindicato que representa os trabalhadores dos Correios em Brasília (Sintect/DF), a categoria aprovou com ressalvas o acordo apresentado pela empresa e retornaram às atividades, porém, o estado de greve será mantido.

A presidenta do Sintect/DF, Amanda Corcino parabenizou a categoria pelo grande movimento realizado. “Graças a luta dos trabalhadores e trabalhadoras conseguimos a suspensão desses projetos nefastos. Além disso,  através da comissão que foi criada teremos oportunidade de rediscutir diversos pontos do acordo. É importante ressaltar que impomos uma grande derrota à direção da empresa em relação ao plano de saúde. Os Correios não poderão alterar ou judicializar a questão enquanto durar as reuniões de mediação no TST. Desta forma, a empresa fica impossibilitada de implantar mensalidades e terá que manter o plano conforme o acordo coletivo até a próxima data base”, explica.

Todos os avanços foram garantidos sem gerar qualquer tipo de dano aos trabalhadores. Ainda de acordo com a direção do sindicato, o objetivo agora é unir forças e preparar uma grande mobilização para a campanha salarial. “Nós não vamos aceitar a retirada de nenhum direito e de nenhuma conquista. É claro que gostaríamos que todas as nossas reivindicações fossem atendidas, mais estamos vivendo uma conjuntura muito adversa para o conjunto da classe trabalhadora. Continuemos fortes e unidos para enfrentarmos as próximas batalhas”, concluiu Amanda Corcino.

Federação diz que decisão é dos Estados.

Na quinta-feira (4), em Brasília, em uma reunião com os dirigentes sindicais da categoria, o presidente dos Correios, Guilherme Campos, apresentou uma nova proposta. No dia seguinte, diversas assembleias já rejeitaram a oferta da empresa. Após a reunião, a FENTECT optou por lançar dois posicionamentos no Informe 022/2017, com encaminhamentos contra e a favor à interrupção da greve. Assim, a federação reforçou seu papel como entidade representativa, cuja função é orientar os trabalhadores.  Para a federação, a decisão a favor ou contra a proposta, cabe aos sindicatos, com a votação das bases. Segundo ela, essa é a maneira mais democrática de conduzir a luta da categoria, aprofundada nos últimos dias, com a greve.

A FENTECT informou que haverá ainda duas audiências na Câmara Federal, para tratar da situação dos Correios e a privatização.

Foto:  Sintect/DF