Sindiute realiza Formação de Representantes Sindicais de junho

22/06/23 | Destaque 1, Lutas em Fortaleza, Notícias

Nos dias 19, 20 e 21 de junho, o Sindiute realizou o ciclo de Formação de Representantes Sindicais do mês de junho, no Hotel Praia Centro, em Fortaleza (CE). A participação dos representantes foi dividida por dia: na segunda (19), participaram os distritos 1 e 6; na terça (20), os distritos 2 e 4; e na quarta (21), os distritos 3 e 5.

Os participantes mergulharam em uma programação de aprendizado ao longo dos dias. No período da manhã, a mesa era comandada pela nossa presidenta, Ana Cristina Guilherme, que fez uma análise da atual conjuntura, identificou os desafios e traçou os próximos passos, debatendo com os representantes os direitos da classe e organizando o combate aos ataques da Prefeitura, para preservar as conquistas dos trabalhadores da educação.

No período da tarde, foi a vez da equipe do Jurídico da Borges & Borgo Advogados, liderada pela Dra Nathália Guilherme Borges, subir ao palco e explanar sobre o que mudou com a Reforma da Previdência de Fortaleza, o impacto das recentes mudanças na legislação e formas de aplicação de benefícios. A equipe também sanou diversas dúvidas trabalhistas dos representantes.

Outro ponto alto do encontro foi o engajamento dos educadores na luta do Movimento Sem Terra (MST). A mensagem é de apoio ao MST, na defesa dos direitos dos trabalhadores rurais, e de repúdio à CPI direcionada ao movimento, criada por parlamentares representantes do agronegócio.

O encontro também contou com a presença de dirigentes da CUT-Ceará, o presidente Wil Pereira e o secretário de Finanças Emanuel Lima.

E claro que a formação foi a cara do Sindiute: teve música junina, teve dança, teve brindes, teve muito aprendizado, muita troca, muita alegria, muita vontade de continuar na luta e a certeza de que juntos somos fortes.