Sindiute participa de reunião com SME sobre retorno presencial das aulas

23/07/21 | Destaque 1, Lutas em Fortaleza

Na última quinta-feira (23), o Sindiute participou da reunião com a secretária de Educação do Município, Dalila Saldanha, para apresentação do plano de Retorno Presencial na rede municipal de educação de Fortaleza (CE).

De acordo com Saldanha, no mês de agosto será retomado o planejamento, que deve acontecer, na próxima semana, de forma virtual. Nas semanas seguintes, a programação engloba formações na escola sobre os protocolos de segurança e para que os professores possam avaliar as adaptações realizadas.

Em seguida, serão realizadas formações com as famílias. Na segunda quinzena de agosto, com número reduzido de alunos, serão feitas as avaliações diagnósticas e, somente em setembro, de forma gradativa e híbrida, o presencial será retomado.

Outro ponto discutido na audiência foi a redução de 50% de alunos na escola, que será respeitada. As salas de aulas serão divididas, metade da turma ficará no presencial e a outra metade no domiciliar, com estudos dirigidos. O Sindiute afirmou a necessidade das duas doses da vacina contra a Covid-19 para o retorno presencial de todos os trabalhadores da educação, além da existência de protocolos de segurança sanitária em todas as unidades.

O Sindicato solicitou também: a relação de escolas que não vão retornar ao presencial, devido a obras; a continuidade do remoto para as trabalhadoras grávidas, conforme a lei; e, por ocasião do retorno, após a vacinação completa, a garantia de que professores não sejam sobrecarregados, estabelecendo assim o fim do remoto.

Outra reivindicação é que o planejamento e a formação sejam realizados dominiciliar e virtual, enquanto durar a pandemia. No final da reunião, o Sindiute reafirmou que convocará, na próxima semana, os representantes de escolas e, na sequência, fará assembleia para que a categoria avalie as condições sanitária das escolas, para o retorno presencial. O Sindicato afirma, todos os dias, a luta e defesa pela vida de toda a comunidade escolar.