Professores de Fortaleza vão à Câmara e cobram reajuste salarial

01/02/23 | Destaque 1, Lutas em Fortaleza, Notícias, Sem categoria

Repudiando o descaso da Prefeitura com a categoria, professores da rede de ensino do Município de Fortaleza protestaram, nesta quarta-feira (01/02), na abertura do Ano Legislativo de 2023 na sede da Câmara de Vereadores. O prefeito José Sarto, que fez um balanço das ações de sua administração, ouviu os protestos e os gritos de “Fora, Sarto” e “Sarto mentiroso”.

Os educadores cobram o reajuste do salarial de 14,95% em relação 2023, conforme a Lei Federal do Piso Nacional do Magistério (Nº 11.738/2008), enquanto a prefeitura oferece 0,81% e ainda desestrutura o Plano de Cargos e Carreiras do Magistério. A presidente do Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação do Ceará (Sindiute), Ana Cristina Guilherme, explicou que sem aumento dos salários, não tem aula – o ano letivo de 2023 ainda não começou. Uma nova assembleia da categoria será realizada nesta quinta-feira (02/02), às 8h, na ETI Filgueiras Lima, e pode deliberar pela realização de greve geral.

Conforme o sindicato, atualmente, a gestão paga R$ 3.619,77 para os professores da referência inicial da tabela salarial, os profissionais de nível médio. O piso nacional do magistério é de R$ 4.420,55. Portanto, para Fortaleza pagar o piso, precisaria de um reajuste de 23,72%. “Na proposta apresentada ontem, o prefeito cria uma fórmula da maldade, pois retira da tabela o nível médio, para nunca mais ser possível o cálculo do piso e achata todas as referências, passando a aplicar o valor de R$ 4.420,55 na primeira referência do nível graduado e não referência inicial do nível médio, violando a Lei do Piso. Com isso, os salários cresceriam apenas R$ 35,79, ou seja, dando um calote na dívida de 23,72% e aplicando o reajuste vergonhoso de 0,81%”, explica a presidenta do Sindiute.

Comissão da Câmara

Durante o protesto, uma comissão de vereadores recepcionou parte da diretoria do Sindiute. Participaram do encontro o presidente da Câmara, Gardel Rolim, e os vereadores Guilherme Sampaio, Didi Mangueira, Paulo Martins, Gabriel Aguiar, Mandata Nossa Cara e Ronivaldo Maia.
Na oportunidade, Gardel Rolim e os demais parlamentares assumiram o compromisso de mediar com a Prefeitura de Fortaleza uma solução para o impasse. As tratativas seriam iniciadas imediatamente.
Durante a conversa, Ana Cristina Guilherme, repudiou o desrespeito da Gestão Sarto e cobrou coerência e compromisso dos vereadores com o povo e com os profissionais da educação de Fortaleza.

Agenda de Luta:
✊🏽Assembleia Geral dos Professores e Funcionários das Escolas
🗓️Quinta-feira (02/02), às 8h
🗺️Local: ETI Filgueiras Lima – Av. dos Expedicionários, 3910 – Jardim América, Fortaleza.