Professores de Fortaleza aprovam paralisação pelo piso salarial

27/01/23 | Destaque 1, Lutas em Fortaleza, Notícias

Em assembleia geral realizada na manhã desta quinta-feira (26), professores e funcionários das escolas de Fortaleza aprovaram paralisação total das atividades. Convocados pelo Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação do Ceará (Sindiute), os profissionais decidiram que só iniciam o ano letivo quando o prefeito José Sarto anunciar o reajuste do piso salarial do magistério. O encontro ocorreu na Escola de Tempo Integral Filgueiras Lima e contou com a participação de mais de 5 mil pessoas.

O crescimento salarial dos educadores deve ser de pelo menos 14,95%, conforme determina a Lei Federal do Piso Nacional do Magistério (Nº 11.738/2008). Com isso, a remuneração mínima do grupo não pode ser inferior a R$ 4420,55 em 2023. Enquanto Fortaleza não paga o piso e atualiza a tabela vencimental do grupo, 38 cidades do Ceará já confirmaram, até a última quinta-feira (25), a aplicação do aumento para o magistério. A categoria também cobra o reajuste não implantado de 2017, carteira assinada para professores substitutos, revogação da alíquota previdenciária de 14% aplicada a aposentados e a revisão da reforma da previdência de Fortaleza.