Moção de apoio à luta dos professores de Sobral

21/03/22 | Destaque 1, Lutas em Fortaleza

O Sindicato União dos Trabalhadores em Educação de Fortaleza (Sindiute), filiado à CUT/CNTE, que representa 35 mil trabalhadores em Educação de Fortaleza, vem, por meio desta moção, manifestar seu apoio e solidariedade aos profissionais do magistério de Sobral.

Liderados pelo Servidores Públicos Municipais de Sobral (Sindsems), os professores da cidade da Região Norte do Ceará, que estão na luta pelo cumprimento da Lei nº 11.738/2008, que determina em janeiro o reajuste salarial de 33,24%, vêm sendo vítimas do autoritarismo do prefeito Ivo Ferreira Gomes (PDT).

De acordo com o Sindsems, o prefeito de Sobral não cumpre a lei, a data base e ainda vem agindo de forma autoritária e truculenta contra a luta dos professores. Segundo o sindicato, pelo menos 86 professores da rede municipal foram demitidos e diversos outros profissionais sofrem com a cassação da suplementação de carga horária, devido a participação em legitima paralisação e protesto dos educadores após o executivo oferecer um aumento de apenas 21%, percentual menor que o firmado nacionalmente pela Lei Federal do Piso do Magistério.

É contraditório que a cidade que se apresenta para a sociedade como exemplo de políticas de educação aplique severas sanções aos trabalhadores responsáveis por liderar esse sucesso.

Clamamos que o prefeito dê fim às medidas de intimidação contra os professores, que neste momento são vítimas de mensagens acediosas que partem de gestores de diversos órgãos municipais.

É triste que a gestão do PDT e dos Ferreiras Gomes ganhe as manchetes na imprensa pela promoção de chantagens e práticas antissindicais.

Nós, professores de Fortaleza, estamos ao lado dos educadores de Sobral na luta por liberdade de manifestação, na luta por seus direitos constitucionais.

Por fim, exigimos a imediata abertura do diálogo da Prefeitura com o Sindicato, em busca das melhores soluções para a educação pública de Sobral.

Não ao arbítrio e à opressão! Liberdade aos professores de Sobral, já!