Jornalista e ativista Rene Silva participa de evento para professores em Fortaleza

10/04/23 | Destaque 1, Lutas no Brasil, Notícias

Após participar da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, o jornalista comunitário, fundador e editor-chefe do jornal Voz das Comunidades e ativista pelas causas dos direitos humanos e antirracista, Rene Silva, desembarca em Fortaleza para palestrar na edição de abril da Formação de Representantes Sindicais das Escolas da rede municipal de ensino, organizado pelo Sindicato União dos Trabalhadores em Educação de Fortaleza (Sindiute). O encontro acontece nesta terça-feira, 11 de abril, a partir das 8h, no auditório do Gran Mareiro Hotel (Rua Oswaldo Araújo, 100 – Praia do Futuro).

Ganhador dos prêmios “Shorty Awards”, considerado o Oscar do twitter pelo New York Times, “Most Influential People of African Descent (Mipad)”, indicado pela UNESCO, “Faz Diferença”, do Jornal O GLOBO, “Orilaxé”, do grupo cultural AfroReggae, e “ANU”, da Central Única das Favelas, Rene esteve na lista da revista Forbes de 2015 como um dos 30 jovens brasileiros influentes abaixo de 30 anos. No evento do Sindiute, falará para mais de 500 professores municipais sobre sua experiência de transformação da comunidade através das redes sociais.

Trajetória de Rene Silva

Rene Silva conta que iniciou sua trajetória de lutas aos 11 anos, com a criação do ‘Voz das Comunidades’, que surgiu para dar visibilidade aos assuntos não mostrados pela grande mídia carioca e ajudou a resolver milhares de problemas sociais nas favelas ao longo dos últimos quinze anos.

O jornalista começou a relatar os problemas sociais da comunidade em que nasceu, no Morro do Adeus, uma das 13 que formam o Complexo do Alemão, na zona norte do Rio, e, deste então, despontou. Hoje, comanda uma equipe com 30 profissionais. A publicação ampliou o seu foco de atuação, ganhou aplicativo e versão on-line e se transforou em ONG, com ações de responsabilidade e transformação social.

Atualmente, o comunicador tem mais de 400 mil seguidores nas redes sociais e viaja o mundo lançado os olhos do globo para as demandas sociais do Brasil.

Mais debates

Além de Rene Silva, a Formação de Representantes Sindicais do Sindiute conta com a participação de Eduardo Ferreira, advogado e assessor da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), Eduardo Ferreira, que vai ao encontro falar sobre o financiamento da Educação Pública, Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) e Piso Nacional do Magistério.

7h30 – Credenciamento

8h – Apresentação da cantora Mel Mattos

8h30 – Abertura oficial

9h – Palestra: Dando voz à comunidade, dando voz à educação!

Convidado: Rene Silva – Jornalista, ativista e criador e editor-chefe do jornal “Voz das Comunidades”, no Rio de Janeiro.

12h – Almoço

13h30 – Palestra: Financiamento da Educação Pública, Fundeb e Piso

Convidado: Eduardo Ferreira – advogado e assessor da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE).

15h30 – Informes e convocação para a agenda de lutas

Com Ana Cristina Guilherme – presidenta do Sindiute.

16h – Coffee end

Serviço: