Após paralisação que cobrou reajuste, prefeito Sarto recebe sindicatos em audiência

18/11/21 | Destaque 2, Lutas em Fortaleza, Notícias

Profissionais de educação de Fortaleza atenderam ao chamado do Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação do Ceará (Sindiute) e realizaram hoje (18/11) um dia de paralisação para pressionar o prefeito José Sarto a negociar com as representações sindicais. Entre as principais demandas do movimento, que ocupou a frente do Paço Municipal, reajuste salarial, devolução dos 14% descontados dos aposentados e apresentação da pauta da Campanha Salarial 2022.

A força da multidão surtiu efeito e, antes das 10h da manhã, uma comissão de representações sindicais que representam os servidores de Fortaleza foi recebida pelo prefeito. A reunião contou com a presença dos principais membros do secretariado da gestão Sarto, entre eles a secretária de educação, Dalila Saldanha.

Na avaliação da presidenta do Sindiute, Ana Cristina Guilherme, que representou a entidade, o encontro foi positivo. “Fomos recebidos porque vocês estão aqui. Essa vitória é de vocês”, afirmou. Os vereadores Gardel Rolim, líder do Prefeito na Câmara Municipal, e Didi Mangueira, ambos do PDT, participam da reunião.

Entre os encaminhamentos, o agendamento de uma reunião técnica nos próximos dias para tratar da demanda pelo reajuste salarial. “A ideia é que o prefeito consiga anunciar o aumento antes de primeiro janeiro, nós fincamos o pé nesse ponto. Nós queremos até dezembro essa audiência”, destacou Ana Cristina.

Também será realizada uma reunião específica para tratar da situação dos aposentados e pensionistas. Este outro espaço de diálogo contaria com a participação do Instituto Municipal de Previdência (IMP).

Além de entregar a pauta da Campanha Salarial do próximo ano, o Sindiute cobrou o concurso público para a educação.

“Esperamos que o prefeito assumo os compromissos. A luta continua e nós não vamos parar até conseguir. Juntos somos fortes e venceremos”, reforçou a presidenta do Sindicato ao final do ato.

Outras entidades sindicais, como o Servidores e Empregados Públicos do Município de Fortaleza (Sindifort) e a Central Única dos Trabalhadores no Ceará (CUT-CE), participam do ato conjunto.