O Sindicato União dos Trabalhadores em Educação do Município de Fortaleza (Sindiute) manifesta sua mais profunda solidariedade à Flotilha Global Sumud e à deputada federal Luizianne Lins (PT-CE), vítimas da ação violenta do Estado de Israel que interrompeu de forma ilegal a missão humanitária e resultou em sequestros de parlamentares, ativistas e trabalhadores pela paz.
A Flotilha Global Sumud é uma iniciativa internacional composta por mais de 40 embarcações e centenas de pessoas de diferentes países. Seu objetivo era romper o bloqueio imposto por Israel à Faixa de Gaza e levar alimentos, água potável e medicamentos para a população civil que enfrenta uma crise humanitária sem precedentes. Ao atacar essa ação pacífica em águas internacionais, o Estado de Israel viola frontalmente o direito internacional, a dignidade humana e o princípio universal da solidariedade entre os povos.
A deputada Luizianne Lins, é mais treze brasileiros, que participava oficialmente da missão. A deputada Luizianne Lins, gravou um vídeo antes de ser levada contra a sua vontade, denunciando que estava sendo sequestrada por forças de ocupação israelenses. Sua presença na flotilha representava não apenas o compromisso do Brasil com a paz, mas também a luta em defesa dos direitos humanos e da justiça internacional.
O Sindiute exige providências imediatas do governo brasileiro, da comunidade internacional e dos organismos multilaterais para garantir a libertação de Luizianne Lins e das demais pessoas sequestradas, bem como a continuidade da luta humanitária em defesa da vida do povo palestino. O silêncio diante dessa barbárie é cumplicidade e fortalece as violações que transformam a dor de milhares em rotina.
Reafirmamos: a educação, o sindicalismo e a luta social estão lado a lado na defesa da paz, da vida e dos direitos humanos. Nenhuma força de opressão pode deter a esperança de um mundo justo, solidário e sem bloqueios à dignidade humana.
Fortaleza, 02 de outubro de 2025



