Direção da SINDIUTE decide

26/03/20 | Lutas em Fortaleza

Relatório da reunião da Diretoria do SINDIUTE realizada em 25 de Março de 2020, das 14h às 16h30min pelo Sistema Zoom Cloud Meetings.

  1. Elaborar e lançar um manifesto pela vida (COVID19; A fome; de onde deve vir o dinheiro?, Reforço da solidariedade; Valorização dos Serviços Públicos e dos/as Servidores/as Públicos/as).
  2. Articular com a CUT e demais centrais, ações de mobilizações virtuais em defesa das bandeiras comuns da classe trabalhadora e pelo fim do desgoverno Bolsonaro.
  3. Elaborar e enviar orientações a toda Comunidade Escolar, reforçando a solidariedade e a importância da escola pública presencial.
  4. Mobilizar pelo fechamento completo das escolas, durante todo o tempo da Pandemia do Coronavírus, exigindo as formas adequadas e seguras para distribuição da alimentação escolar.
  5. Orientar os professores sobre o atendimento a SME para elaboração de estudos dirigidos, atividades de casa para os alunos durante a quarentena.
  6. Se posicionar CONTRA a qualquer programa de EAD.
  7. Elaborar e distribuir uma nota de Solidariedade Internacional aos Países afetados pela Pandemia do CoronaVírus.
  8. Reorganizar após a quarentena as datas do Congresso do SINDIUTE e às eleições;
  9. Repúdio à fala do Presidente Bolsonaro, ao defender contrário a OMS, no sentido de suspender a quarentena, provocando um genocídio sem precedentes;
  10. Pela Revogação da EC 95, com investimentos para a Saúde e Educação e defesa do SUS;
  11. Contra o Coronavírus, pelo isolamento social e Contra o desemprego e a fome. Por políticas sociais: Não a cobrança de água, luz e aluguéis durante o combate à pandemia, pelo salário social, salário mínimo para os desempregados e empregados informais, por nenhuma demissão até 31/12/20;
  12. Pela valorização do Serviço Público sem Redução de Salários;
  13. Pela taxação das grandes fortunas, Não pagamento as dívidas internas e externas do Brasil e dia estado, Pela suspensão de pagamentos de juros aos bancos.
  14. Organizar outra reunião da direção da SINDIUTE para debater, entre outros assuntos, os encaminhamentos dos Conselhos Estaduais de Educação sobre as aulas não presenciais e outros assuntos.

Assuntos relacionados