A democracia mais uma vez se fez presente na eleição do SINDIUTE

01/10/20 | Lutas em Fortaleza

Nem mesmo o isolamento social distanciou a categoria do seu sindicato que realizou a maior eleição virtual do Brasil

Nos dias 29 e 30/09/2020 o SINDIUTE deu mais uma lição de cidadania, democracia participativa e compromisso com a educação pública de Fortaleza.

Como pioneiro no Estado do Ceará em um processo de eleição sindical, nosso sindicato realizou a primeira eleição para sua direção de forma online, com uma expressiva participação da categoria de onde ela estivesse, votando através de computador, celular, tablet.

Foram três meses de discussões com nossos/as filiados/as, realizando assembleias, plenárias e ambientando os/as trabalhadores/as em educação nesse novo formato de eleição, que resultou em uma sólida, segura e inviolável plataforma digital.

Nessa exitosa propositura o SINDIUTE mostrou para o Brasil e o mundo sua capacidade de inovar, de adaptação aos novos tempos, mesmo que enfrentando uma terrível pandemia e diversos ataques por parte dos governo e na luta pela manutenção das aulas não presenciais, preservando a vida de nossos/as alunos/as, pais, mães e professores/as da cidade de Fortaleza.

Nossa referência sempre foi a luta dos/as trabalhadores/as em educação, assim como a referência dessa categoria foi, é e continuará sendo o SINDIUTE. E foi assim que ela se manifestou nesses dois dias de eleição, fazendo com que o nosso sindicato SEJA O ÚNICO DO BRASIL A OBTER UMA VOTAÇÃO DE TAMANHA EXPRESSÃO EM UM PROCESSO ONLINE. Para se ter uma ideia, em termos comparativos, a chapa eleita obteve mais que o dobro de votos que o da eleição de 2016, considerando os votos de aposentados/as e ativos/as, das seis Regionais que compõem nossa organização sindical.

Com isso, o SINDIUTE cumpre um importante papel na defesa da educação pública e dos/as profissionais que nela atuam. Saímos ainda mais fortalecidos/as desse pleito que elegeu a nova direção do sindicato, com a força e vitalidade necessários para que enfrentemos a malfadada Reforma Administrativa, que tem como objetivo acabar definitivamente com os serviços públicos e seus/uas servidores/as, em uma desestruturação sem precedentes no nosso pais. Estamos revigorados, também, para lutar pela regulamentação do FUNDEB, pois sem seus recursos não existe educação pública.

Parabéns a cada um/a que fez dessa eleição uma prova da nossa capacidade de ação.

O SINDIUTE SOMOS NÓS, E JUNTOS SOMOS FORTES!!!