SINDIUTE discute demandas com Secretaria Municipal de Educação

28/05/15 | Lutas no Brasil

O sindicato apresentou diversas reivindicações em encontro com representantes da SME.

Na tarde da última terça-feira (26), o SINDIUTE reuniu-se com a Secretaria Municipal de Educação (SME) para discutir demandas da categoria. Na pauta, estavam presentes os seguintes temas: Inclusão de 88 escolas na nova lista da GIL; Propostas de leis, há muito reivindicadas, como a que garante a consignação em folha da filiação dos professores substitutos; Solicitação de informações sobre as atribuições dos superintendentes; e Proposta das ETIs.

No encontro, representando o SINDIUTE, estavam Ana Cristina Guilherme, Cândida Lobato, Maura Regina, Ellen Saraiva, Maria Angelúcia, Rosane Cardoso, Suianne Luiza e Alexandra de Holanda. Já em nome da SME estavam Lucidalva Perreira Bacelar, Leniza Romero Bacelar, Roberta Eliane Gadelha, Natalia Robeiro, Ruani Cordeiro e Marusia Dias.

Na ocasião o SINDIUTE informou sobre a paralisação nacional prevista para amanhã (29) e cobrou informação sobre o Concurso Público, solicitando reunião para discutir a quantidade de vagas, consideradas insuficientes.

Em resposta à demanda referente às escolas, a SME apresentou o DOM, do dia 14 de maio (portaria nº 119/2015), que nomeia a Comissão de Avaliação das Unidades Escolares da Rede Pública Municipal de Ensino, para fins da Gratificação de Incentivo à lotação, e a publicação dos nomes da comissão.

Sobre a quantidade insuficiente de cargos no concurso público, Marúsia Dias, representante da assessoria jurídica da SME, informou que o edital está sendo concluído. Disse ainda que já foi aprovada a criação dos cargos e que as reivindicações serão levadas aos responsáveis.

Já em relação às atribuições dos superintendentes, a secretaria apresentou um documento com informações sobre “O que é a Superintendência”, “Objetivo Estratégico”, “Composição das equipes”, e “Atuação, atribuições e avanços”. Os demais pontos levados pelo SINDIUTE tiveram como resposta apenas a promessa de reuniões entre os membros da SME e um chamado para exposição das conclusões ao sindicato.

Foto: Biblioteca Nacional de Huelva