Seminário na CUT Ceará debateu os desafios do povo negro brasileiro

20/11/15 | Lutas no Brasil

A Central Única dos Trabalhadores no Ceará (CUT Ceará), em parceria com a Federação dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal do Estado do Ceará (Fetamce), realizou no dia 19 de novembro o Seminário Estadual “Negro: Ontem, Hoje e Sempre – Pelo combate ao racismo e por uma sociedade livre”.

O evento f​e​z alusão ao Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra (20 de novembro) e te​ve​ o objetivo de mostrar a história do povo negro brasileiro e sua resistência, passando por todas as desigualdades impostas a esta população nos últimos quatro séculos.

“Queremos ainda apresentar os efeitos dessa história de subjugação na educação, na saúde, no trabalho e outros aspectos da vida do povo negro brasileiro, vítima do extermínio das armas e da falta de políticas públicas. Mostraremos também alguns avanços conquistados pelas políticas públicas de 2003 para cá e, por fim, trataremos dos desafios para o povo negro, como as demandas a serem cumpridas para consigamos superar as desigualdades impostas a essa população”, explic
​ou​ Gardênia Baima, secretária de combate ao racismo da Central.

Ainda de acordo com Gardênia é preciso enfrentar uma realidade que impõe, por exemplo, uma desigualdade entre o rendimento alcançado pelos homens brancos e pelas mulheres negras, que em 2014 era igual a 138,3%, enquanto as mulheres brancas tinham rendimentos 26,2% mais elevados do que os homens negros. “
​Debatemos​ o que é necessário para a tal ‘segunda abolição’, que exigia o sociólogo Florestan Fernandes”, explica a dirigente da CUT.

Convidados
Foram convidados para facilitar o debate proposta o ativista do movimento negro e ex-secretário de igualdade racial de Fortaleza, Luiz Bernardo Lamparina; a professora da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira – UNILAB, Geranilde Costa e Silva; e a doutora em Educação Brasileira e pesquisadora negra, Silvia Maria Vieira dos Santos.

O Seminário ocorreu no Auditório da CUT Ceará (Rua Solon Pinheiro, 915 – José Bonifácio, Fortaleza – CE) reunindo cerca de 100 estudantes e trabalhadores de várias categorias organizados nas entidades sindicais filiadas à Central.​

Fonte: CUT Ceará