Presidente da CNTE é eleito Vice-Presidente Mundial da Internacional da Educação

23/07/15 | Lutas no Brasil

O presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) Roberto Franklin de Leão, foi eleito na tarde desta quarta-feira (22/7), vice-presidente mundial pela América Latina da Internacional da Educação (IE), para a gestão 2015-2019.

A Internacional da Educação abrange organizações de professores e funcionários da educação em todo o mundo. É a maior federação mundial de sindicatos, representando 32 milhões de trabalhadores de educação em 392 sindicatos de 170 países.

Neste Congresso Mundial, os delegados aprovarão resoluções que vão direcionar a atuação da entidade nos próximos quatro anos. Entre as principais bandeiras de luta estão a garantia de acesso à educação, 58 milhões de crianças ainda estão fora da escola; e o combate a privatização da educação, prática que está disseminada em vários países. A IE entende que a educação “é um direito humano e um bem público”.

A eleição ocorreu durante a reunião plenária do 7º Congresso Mundial da Internacional da Educação que acontece de 21 a 26 de julho, em Ottawa, capital do Canadá. Cerca de 1700 educadores de todo o mundo participam do encontro, sendo que 230 são delegados pela América Latina.

Para Leão, essa eleição esse é o reconhecimento ao sindicalismo combativo promovido pela CNTE, que já conquistou muitas vitórias para a educação brasileira. “Vamos levar a nossa experiência de luta por uma educação pública, gratuita, laica, de qualidade e socialmente referenciada, agora em nível mundial ”, comemora.

É a segunda vez que o Brasil ocupa a vice-presidência mundial da IE. Leão assumirá a vaga da ex-presidente da CNTE, Juçara Vieira, atual vice-presidente mundial pela AL. Juçara deixa o cargo após 8 anos de mandato.

Fonte: CNTE Brasil