Nota de pesar pelo falecimento do professor Luiz Carlos Cancellier, reitor da UFSC

04/10/17 | Lutas no Brasil

A Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação – CNTE, lamenta profundamente o trágico falecimento do professor Luiz Carlos Cancellier, reitor da Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC.

Além do pesar, expressamos nosso inconformismo com o processo de apuração de atos administrativos, ainda em andamento, inconclusivos, de argumentação frágil, mas destruidores de uma trajetória respeitável e comprometida com os anseios da sociedade brasileira e catarinense.

Com uma prática policialesca do Estado, que nos últimos tempos tem sido constante em nosso país, o professor Cancellier foi acusado de praticar desvio de recursos da instituição, sem quaisquer provas, sendo aprisionado de maneira abusiva, indo de encontro aos princípios da tolerância e da mediação, por ele sempre praticados.

Sua história respeitada, sua militância em prol dos direitos do povo brasileiro, especialmente à educação, foram desconsiderados, destruindo sua dignidade perante a Universidade que sempre o teve como exemplo, e à sociedade que o via como um cidadão que atuava em prol das instituições públicas.

A CNTE reafirma sua defesa da educação pública de qualidade, do estado democrático de direito, das instituições públicas de ensino, do pleno respeito à cidadania e aos direitos humanos fundamentais.

Nossa solidariedade aos professores e alunos da UFSC. Nosso apoio e respeito aos familiares.

Professor Cancellier, presente!

Brasília, 2 de outubro de 2017.
Diretoria executiva da CNTE

Fonte: CNTE