Nota de pesar – Júlio Cesar e Jocilene Barboza presentes

03/12/18 | Outras lutas

O Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Pernambuco (SINTEPE), através da Secretaria de Funcionários e Analistas Educacionais, se solidariza com a dor da perda dos companheiros Júlio Cesar e Jocilene Barboza, respectivamente Secretário de Articulação Sindical e Presidente do Sindicato dos Trabalhadores do Ensino Público de Mato Grosso (SINTEP-MT). Os sindicalistas foram vítimas de um acidente de carro quando voltavam de uma atividade de formação sindical com novos concursados no interior do estado. Durante o trajeto na BR 163, o veículo dos nossos companheiros foi atingido por uma carreta que se envolveu em um acidente motivado por uma caminhonete.

Durante a sua trajetória, Júlio Cesar e Jocilene Barboza demonstraram comprometimento e romperam barreiras dentro do movimento sindical. Jocilene Barboza era militante sindical desde 1995 passou pela secretaria de funcionários, secretaria geral e vice-Presidência até que em junho deste ano se tornou a primeira mulher, negra e funcionária de escola a ocupar a Presidência do SINTEP-MT. Um marco dentro dos 53 anos do Sindicato.

Júlio Cesar é natural do Rio de Janeiro, mas tomou Mato Grosso como casa. Sua história de luta começou em 1984 e passou por diversos momentos importantes dos trabalhadores em educação do Mato Grosso. Em 1988, ajudou a construir o primeiro Estatuto do SINTEP/MT. Foi delegado regional, representando o nortão e presidente da subsede de Colíder, de 1992 a 1998. Foi eleito presidente do sindicato nas duas gestões que se seguiram, período de (1998 a 2003) e (2003 a 2006).

A morte dos dois líderes nos pega de surpresa e, diante desse momento de dor e consternação, só nos cabe pedir que Deus ilumine o caminho dessas duas pessoas especiais. Pedimos ainda conforto às suas famílias, amigos/as, companheiros/as de luta para que possam enfrentar esta imensurável dor com serenidade.

Júlio Cesar e Jocilene Barboza
PRESENTES