Nota da Reitoria: a Universidade e sua vocação para a luta democrática

18/10/18 | Lutas em Fortaleza

O clima de polarização no cenário da política brasileira, acentuado à medida que se aproxima o turno decisivo das eleições presidenciais, tem atingido todas as instituições do País, o que inclui a Universidade. Nos últimos dias, em nossos campi, flagraram-se atos de patrulhamento ideológico e intolerância explícita, que não condizem com a tradição de liberdade e pluralidade característica do ambiente acadêmico.

Tais episódios preocupam sobremaneira, visto que ameaçam a convivência harmoniosa – e respeitosa – entre os que fazem a nossa comunidade. Por essa razão a Administração Superior da UFC se apresta a manifestar sua mais vigorosa condenação às investidas dos radicais (de quaisquer colorações) e deixa claro que não irá condescender com os que atentarem contra a paz no campus.

A Universidade, através de seus segmentos constituintes – professores, alunos e servidores técnico-administrativos – tem profundamente arraigado o pendor para a luta democrática. Assim, alimentamos a certeza de que essa tradição há de se impor em quaisquer circunstâncias, mesmo que os sectários, carentes de argumentos para sustentar um diálogo civilizado, apelem para a arma dos simplórios: a força bruta.

Henry de Holanda Campos
Reitor da Universidade Federal do Ceará