No Ibope, Haddad manteve os 21%, na RealTime subiu para 24%. Confira

02/10/18 | Lutas no Brasil

Ibope mostra crescimento do candidato do PSL e Realtime aponta vitória de Haddad no segundo turno..

 

Duas pesquisas divulgadas nesta segunda-feira (1º), uma do Ibope, contratada pela TV Globo, outra da  RealTime Big Data, contratada pela Record, trazem resultados bastante diferentes.

Em uma, Fernando Haddad, candidato a presidente da República pelo PT, estacionou nas intenções de votos e empata nas simulações de segundo turno, e Jair Bolsonaro (PSL) cresceu. Na outra Haddad se aproximou ainda mais do líder das pesquisas e vence no segundo turno.

É importante lembrar que os pesquisadores das duas empresas estavam nas ruas no dia 29, quando milhares de pessoas, em mais de 60 cidades e diversos países, estavam nas ruas com a palavra de ordem: #EleNão; e no dia 30, quando alguns atos a favor do candidato do PSL não teve muita adesão.

Ibope

De acordo com pesquisa Ibope, o candidato do PSL tem 31% das intenções de votos, quatro pontos a mais em relação ao último levantamento. Fernando Haddad manteve 21%.

Na sequência, aparecem Ciro Gomes (PDT), com 11%, oscilando um ponto para baixo. Geraldo Alckmin (PSDB) manteve os 8% da pesquisa anterior, enquanto Marina Silva (Rede) está agora com 4%, dois pontos a menos do que na última pesquisa.

João Amoêdo (Novo) tem 3%, Alvaro Dias (Podemos) aparece com 2%, mesmo percentual de Henrique Meirelles (MDB). Cabo Daciolo (Patriotas) tem 1%. Votos nulos e brancos somam 12% e não souberam ou não quiseram responder são 5%.

A pesquisa tem margem de erro de dois pontos percentuais para mais ou para menos e foram entrevistados 3.010 eleitores em 208 municípios. A pesquisa foi realizada nos dias 29 e 30 de setembro e tem registro no TSE com o número 08650/2018. O nível de confiança é de 95%.

RealTime Big Data/Record

O Jornal da Record divulgou o levantamento feito pela empresa RealTime Big Data. A pesquisa os candidatos Jair Bolsonaro (PSL) e Fernando Haddad (PT)  aparecem com 29% e 24%, respectivamente. Ciro tem 11%, Alckmin 7% e Marina 5%.

Em segundo turno contra o ex-militar, a vantagem é de Haddad, 45% a 41%. A pesquisa foi realizada nos dias 28 e 29 de setembro, com 3.200 entrevistados. A margem de erro é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%. O levantamento está registrado no Tribunal Superior Eleitoral sob o número: BR-06298/2018.

Segundo turno no Ibope

O Ibope fez também outras simulações de segundo turno:

:: Ciro 45% x 39% Bolsonaro

:: Alckmin 42% x 39% Bolsonaro

:: Marina 38% x 43% Bolsonaro

:: Haddad 42% x 42% Bolsonaro (39% x 39%)

 

Assuntos relacionados