Moção de Repúdio a adesão do Estado do Ceará ao programa das Escolas Cívico-militares, pelo governador Camilo Santana do PT/CE.

02/10/19 | Lutas em Fortaleza

O SINDICATO UNIÃO DOS TRABALHADORES EM EDUCAÇÃO, SINDIUTE, filiado a CUTE/CNTE, entidade representativa dos profissionais do setor público da educação municipal de Fortaleza, repudia a adesão do Estado do Ceará ao programa das Escolas Cívico-militares, pelo governador Camilo Santana do PT/CE.

O repúdio dos educadores/as de Fortaleza vem acompanhado da convicção de que a militarização representa uma ameaça à educação pública, laica e de valores republicanos.

As escolas militares existem e devem se limitar ao seu espaço e propostas. O que denunciamos é a apropriação as unidades públicas da educação.
A educação Pública nos estados e municípios conta com educadores, pedagogos, licenciados, profissionais preparados, que optaram profissionalmente pela educação, enquanto os militares pela segurança.

Não vamos abrir mão da democracia nunca, escola que não é democrática não prepara para a democracia.
Repudiamos a adesão ao referido programa e exigimos que o governador revogue a adesão, em prol de uma educação pública laica, gratuita e de qualidade socialmente referenciada.

Fortaleza, 2 de Outubro de 2019.

Diretoria Executiva do SINDIUTE

Assuntos relacionados