Média semanal de casos da covid dispara e atinge maior marca já observada no Brasil

13/01/21 | Lutas no Brasil

Em um dia, foram confirmados mais de 64 mil novos infectados e os óbitos chegaram a 1.110

 

A média móvel de novos infectados pela covid-19 no Brasil superou 55 mil nesta terça-feira (12), maior patamar já registrado no país. O dado é resultado da soma de todos os casos dos últimos sete dias, dividida por sete. Com os números desta terça-feira, o Brasil completa quatro dias em patamares acima de 50 mil. A variação em duas semanas é superior a 40%.

Na semana passada: Brasil tem período com mais casos de covid-19 desde início da pandemia

Anteriormente, o pior cenário observado no Brasil para um dia havia ocorrido em 22 de dezembro, quando o resultado chegou a 49 mil. Entre julho e agosto, pior momento da pandemia no país até então, o número atingiu um platô de cerca de 42 mil casos por dia. O momento atual já é, portanto, o mais grave da pandemia em solo nacional.

A média móvel de óbitos se manteve acima de mil pelo segundo dia consecutivo, próxima aos piores patamares já registrados. Em 14 dias, a variação superou 50%. Em 24 horas, foram confirmadas 1.110 mortes.

Os casos fatais acumulados chegaram a 204.690. Já o número de pessoas que já pegaram o coronavírus no Brasil alcançou 8.195.637, com 64.025 novos casos em um dia.

Fora de controle

De acordo com relatório do Imperial College de Londres, a propagação segue sem controle no Brasil. A taxa de transmissão (Rt) chegou a 1,21, segundo dados consolidados do período de sete dias até segunda-feira (11). Na semana anterior, o patamar havia sido de 1,04. Resultados superiores a 1 indicam descontrole.

Marco trágico: Covid-19 já infectou mais de oito milhões de pessoas no Brasil

O número mais recente divulgado indica que cada grupo de 100 pessoas contaminadas tem potencial de infectar mais de 120 pessoas. A cada novo infectado, a proporção aumenta. O maior patamar já observado no Brasil foi de 1,30 em novembro do ano passado.

Saiba o que é o novo coronavírus

É uma vasta família de vírus que provocam enfermidades em humanos e também em animais. A Organização Mundial da Saúde (OMS) indica que tais vírus podem ocasionar, em humanos, infecções respiratórias como resfriados, entre eles a chamada “síndrome respiratória do Oriente Médio (MERS)”.

Também pode provocar afetações mais graves, como é o caso da Síndrome Respiratória Aguda Severa (SRAS). A covid-19, descoberta pela ciência mais recentemente, entre o final de 2019 e o início de 2020, é provocada pelo que se convencionou chamar de “novo coronavírus”.

Como ajudar quem precisa?

A campanha “Vamos precisar de todo mundo” é uma ação de solidariedade articulada pela Frente Brasil Popular e pela Frente Povo Sem Medo. A plataforma foi criada para ajudar pessoas impactadas pela pandemia da covid-19. De acordo com os organizadores, o objetivo é dar visibilidade e fortalecer as iniciativas populares de cooperação.

FONTE: BRASIL DE FATO
FOTO:  Michel Dantas/ AFP

 

Assuntos relacionados