Lula defende educação para um país ser grande

13/01/17 | Lutas no Brasil

O ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva participou do primeiro dia do 33º Congresso Nacional da CNTE, realizado nesta quinta-feira (12). O ex-presidente foi o palestrante de honra da Conferência sobre Conjuntura Nacional e Internacional e falou do atual momento político Brasileiro. “Fico triste porque este país não merece o que está passando”, lamentou. O ex-presidente lembrou o período do seu governo e defendeu os programas sociais que implementou. “Para fazer casa para pobre tem que ter subsídio sim”, defendeu. Em relação ao atual governo golpista, Lula foi enfático: “não podemos aceitar quando eles dizem que nós quebramos o país. A Dilma não quebrou o Brasil como eles querem dizer. Quem quebrou o país foram os golpistas”, disparou.

Lula foi várias vezes interrompido por gritos de palavras de ordem entoados pelos participantes do Congresso. Segundo o ex-presidente, “para recuperar o país é preciso um governo que tenha credibilidade e não há como ter credibilidade com golpe”, afirmou.

Com um discurso repleto de reflexões sobre a Educação no Brasil, Lula ressaltou que os recursos para a área nunca poderão ser considerados como gastos, mas sim investimento. “É o investimento mais barato e mais produtivo e o que dá mais retorno para o país”, justificou, sob aplausos. Ele citou avanços do seu governo na educação, como o Prouni, o aumento da participação da União com o Fundeb, o programa caminhos da escola e o ENEM. “Não é a matéria prima, a floresta e a extensão territorial que fazem a grandeza de um país, mas sim a qualidade da educação”, ressaltou.

Lula também pontuou os avanços dos outros países latino-americanos na educação e lamentou as mudanças tímidas do Brasil na área. Também fez um alerta aos trabalhadores organizados e se dirigindo ao presidente do CNTE, Roberto de Leão disse: “este ano, vocês precisam brigar mais do que nunca na história de vocês”. Luís Inácio acredita que a luta política deve ser realizada sob um novo formato, direcionando os esforços para a pressão direta aos congressistas. “Tenho tanta consciência quanto fé em Deus que o Brasil pode se recuperar com facilidade”, disse. Lula destacou que “a recuperação passa necessariamente pela volta do crescimento do emprego”.

Confira mais fotos do evento na página oficial da CNTE no Facebook.

Fonte: CNTE

Assuntos relacionados