Líder da esquerda na América do Sul, Fidel revolucionou a ilha por 48 anos

28/11/16 | Lutas no Brasil

Líder da Revolução Cubana morreu aos 90 anos na madrugada do último sábado (26)

Na madrugada do último sábado (26), morreu em Havana, o ex-presidente de Cuba, Fidel Castro. O líder histórico da Revolução Cubana faleceu aos 90 anos e governou a ilha por quase cinco décadas.

Símbolo da resistência à esquerda ao avanço imperialista americano, Fidel seguia sendo um importante líder da política cubana mesmo após entregar o poder ao seu irmão, Raul Castro, em julho de 2006.

Nascido na pequena aldeia de Birán, no ano de 1926, Fidel se formou em Direito na Universidade de Havana. Aos 26 anos, liderou a primeira tentativa de derrotar a ditadura de Fulgêncio Batista, em 1953, em Moncada.

Por conta do episódio, Fidel foi exilado no México, onde ficou até 1956, quando retornou à Cuba para começar a empreitada que culminou na derrota do ditador Fulgêncio Batista em 1959.

A derrota do ditador Fulgêncio Batista significou uma nova era na América Latina, com o crescimento das forças à esquerda e pressão norte-americana, que passou a influenciar golpes de Estado na região.

Segundo o serviço de inteligência cubano, Fidel foi alvo de 638 complôs, entre esses, diversos elaborados pela CIA. O funeral do líder cubano deve durar 9 dias.

Fonte: CUT Nacional

Foto: Arquivo

Assuntos relacionados