Inadimplência de empresas cresce 5,02% em fevereiro no país

01/04/19 | Lutas no Brasil

A Região onde a inadimplência mais cresceu foi a Sudeste, com alta de 8,65% em fevereiro de 2019 na comparação com o mesmo período do ano anterior. E o setor foi o de serviços, com aumento de (8,16%)

O número de empresas com contas em atraso e registradas no cadastro de inadimplentes cresceu 5,02% em fevereiro na comparação com o mesmo mês de 2018. Cada empresa devedora continua acumulando, em média, duas pendências financeiras. Os dados, divulgados nesta sexta-feira (29), são da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil).

A Região onde a inadimplência mais cresceu foi a Sudeste, com alta de 8,65%. No Sul chegou a 2,99%, no Centro-Oeste a 1,54% e no Nordeste a 1,31%. O Norte apresentou a menor variação entre as cinco regiões, com -0,03%.

Setor de serviços

O aumento da inadimplência foi maior entre as empresas que atuam no ramo de serviços (8,16%) em fevereiro de 2019 na comparação com o mesmo período do ano anterior. Os atrasos entre empresas do comércio cresceram 2,87%, ao passo que a indústria registrou variação de 1,91%.

Entre os segmentos credores, ou seja, empresas que deixaram de receber de outras empresas, o destaque também ficou por conta do ramo de serviços, que engloba bancos e financeiras. Em termos de participação, o setor detém a maior fatia do total de dívidas, com 69,6%. O comércio manteve 17,2% das dívidas de empresas e a indústria ficou com 12,4%.

Fonte: CUT
Foto: MARCELLO CASAL/AGENCIA BRASIL