Estão abertas as inscrições para o curso “Como alfabetizar com Paulo Freire”

29/11/19 | Lutas no Brasil

No próximo dia 2 de dezembro vai começar o curso 100% online, “Como Alfabetizar com Paulo Freire”. Serão 16 videoaulas, divididas em dois módulos de 8 videoaulas cada. O segundo módulo acontece só em março de 2020. As inscrições estão abertas e podem ser feitas pelo site do Instituto Paulo Freire.

O objetivo é oferecer formação inicial para pessoas interessadas em aprender e/ou aprimorar práticas alfabetizadoras junto a jovens, adultos e idosos, na perspectiva do método, da metodologia e da filosofia de Paulo Freire, para atuar de forma crítica, social e emancipatória. O curso dialoga com os princípios e práticas da psicogênese da língua escrita desenvolvida por Emília Ferreiro e com conhecimentos da psicolinguística e da teoria psicológica e epistemológica de Jean Piaget, em especial, as diferentes hipóteses da construção da leitura e da escrita. Ao resgatar também as contribuições de Vigotsky, este curso pretende contribuir para a compreensão e a aplicação prática do construtivismo piagentiano, com o sócio-construtivismo vigotskyano e freiriano.

Certificação pelo curso: até 48 horas + 27 horas pela participação no E-book = total de créditos possíveis de 75 horas.

Os alunos poderão participar presencialmente na sede do instituto Paulo Freire: basta se inscrever e participar do sorteio. Até 20 participantes presenciais tanto no lançamento do curso, como no encontro de encerramento.

>> Veja mais informações sobre o investimento e saiba como se inscrever no curso.

MÓDULO 1 – DEZEMBRO DE 2019

Videoaula 1 – O que é o Método Paulo Freire (I);

Videoaula 2 – Universo vocabular, palavra geradora e tema gerador como momentos da Leitura do Mundo;

Videoaula 3 – Leitura do Mundo: a conscientização como prática pedagógica e a politização do ato educativo;

Videoaula 4 – Contra o quê? Em nome de quê? E o diálogo como sentimento de amor tornado ação política e transformadora;

Videoaula 5 – O Método Paulo Freire e os primeiros exercícios de escritas de alfabetizandos jovens, adultos e idosos;

Videoaula 6 – A importância da oralidade, escrita e leitura na alfabetização de Jovens, Adultos e Idosos;

Videoaula 7 – Psicogênese da Língua Escrita;

Videoaula 8 – Alfabetização (Etno) Matemática.

MÓDULO 2 – MARÇO DE 2020

Videoaula 9 – O que é o Método Paulo Freire (II);

Videoaula 10 – Práticas de leitura na alfabetização de jovens, adultos e idosos;

Videoaula 11 – Práticas de escrita (produção de texto) na alfabetização de jovens, adultos e idosos;

Videoaula 12 – O papel das múltiplas linguagens e da lucididade na alfabetização de jovens, adultos e idosos;

Videoaula 13 – A avaliação processual e dialógica no processo de alfabetização;

Videoaula 14 – O trabalho com diferentes gêneros textuais na alfabetização de jovens, adultos e idosos;

Videoaula 15 – Materiais didáticos na perspectiva da alfabetização freiriana: cuidados pedagógicos do(a) alfabetizador(a);

Videoaula 16 – Como alfabetizar hoje com Paulo Freire.

(Instituo Paulo Freire)

FONTE: CNTE