Escola em Heliópolis se torna referência e transforma comunidade em ‘bairro educador’

31/10/19 | Lutas no Brasil

Na maior comunidade da capital paulista, escola Campos Salles derruba muros que cercavam a instituição e dá pontapé a projeto em que alunos e professores trabalham em constante parceria

São Paulo – Em Heliópolis, na zona sul da cidade de São Paulo, todo o estigma da violência, que marcava a região, é hoje insuficiente para dar conta de uma das maiores comunidades da América Latina, reconhecida agora pelo título de “bairro educador” pelo trabalho da Escola Municipal Campos Salles. Na comunidade, que abriga mais de 200 mil moradores, essa transformação só foi possível após a compreensão de que bairro e aluno são um mesmo organismo e que precisam atuar em parceria.

A ideia partiu de um ex-diretor da instituição, Braz Rodrigues Nogueira, em parceria com a União de Associação de Moradores (Unas) depois que a escola teve computadores roubados. Como resposta, ao invés de aumentar os aparatos de segurança, surgiu a proposta de derrubar os muros. “Numa escola da comunidade, o que faz a proteção não são os muros”, ressalta o diretor ao repórter José Eduardo Bernardes, do Brasil de Fato, em matéria divulgada pelo Seu Jornal, da TVT.

Com nova fachada, já sem os muros físicos, a instituição elaborou ainda um novo projeto de ensino, apresentado aos professores e membros da comunidade, e aprovado democraticamente, garantindo que estudantes e professores trabalhem de forma integrada, levando em conta os direitos de aprendizagem e os parâmetros curriculares mas, principalmente, a fala dos alunos. Assim, 12 salas de aula foram transformadas em quatro grandes salões, onde os educandos se sentam junto com três professores, um projeto baseado na filosofia de ensino da Escola da Ponte, de Portugal.

“Não é possível você dar conta de uma demanda social, como a gente tem no Brasil do século 21, sozinho. Então a gente precisa encontrar caminhos de trabalhar juntos”, destaca a diretora do Centro Educacional Unificado (CEU) de Heliópolis, Marília de Santis. Depois das mudanças a escola já alcançou a meta estipulada pelo município para a educação básica e ganhou apoio de pais e mães. “Está dando certo”, garante a mãe de um dos alunos da instituição Maria Aparecida Andrade. “O meu filho está aprendendo a ler. Ele fez sete anos agora em agosto e está aprendendo a ler e escrever”, fala orgulhosa.

Assista à reportagem na íntegra 


FONTE: REDE BRASIL ATUAL
FOTO: TVT/REPRODUÇÃO

Assuntos relacionados