Crime da Vale: número de mortes chega a 99; 259 estão desaparecidos

31/01/19 | Lutas no Brasil

Seis dias após a tragédia provocada pelo rompimento da barragem da Vale, em Brumadinho (MG), 99 corpos foram encontrados e 259 pessoas ainda estão desaparecidas. Muitas nunca serão encontradas.

Subiu para 99 o número de vítimas fatais da tragédia criminosa causada pelo rompimento da barragem da Vale, em Brumadinho, que despejou uma avalanche de rejeitos de minério na cidade na última sexta-feira (25). De acordo com balanço do Corpo de Bombeiros, apenas 57 corpos foram identificados, 393 pessoas foram localizadas e 259 ainda estão desaparecidas.

Confirmando o que disse o porta-voz dos bombeiros, tenente Pedro Aihara, no início da semana, ministros do governo de Jair Bolsonaro (PSL) disseram nesta terça-feira (29) que, em função da complicação da operação de resgate dada a densidade e o volume da lama, que, em determinadas regiões, forma um bloco de massa praticamente impenetrável, muitos corpos nunca serão encontrados.

“Este é um episódio de muita gravidade. Algumas pessoas triste e lamentavelmente não serão recuperadas. Tem uma questão de respeito e solidariedade a todas as famílias que viverão um luto sem necessariamente o seu ente querido”, afirmou Onyx Lorenzoni, ministro Chefe da Casa Civil.

Os nomes das vítimas – localizadas ou não – estão afixados na Estação do Conhecimento da Vale, onde parentes, amigos e colegas de trabalho estão em busca de informações.

Veja como está sendo o trabalho das equipes de busca

Nesta terça, as buscas por vítimas foram ampliadas para 16 pontos da área atingida em Brumadinho.

Segundo o tenente Pedro Aihara, 120 homens estão concentrados em dois pontos com maior número de vítimas: nos destroços do refeitório da mineradora, onde 100 integrantes das equipes de busca atuam, e nas proximidades de um ônibus que estava na mina.

O tenente disse, ainda, que os equipamentos trazidos pelos israelenses, que chegaram ao Brasil no domingo, têm se mostrado úteis para as buscas. Ele fez referência em especial a sonares e a equipamentos que verificam posicionamento de celulares. “A gente consegue fazer uma espécie de mapa”, disse, explicando que isso auxilia no trabalho de buscas.

Na segunda à noite as buscas continuaram em dois pontos: um ônibus próximo da administração da Vale e uma casa perto da pousada Nova Estância, onde foram achados três corpos.

Até então, os bombeiros não haviam conseguido encontrar o refeitório da Vale, inexplicavelmente localizado em um ponto abaixo da barragem. Segundo eles, a lama pode ter deslocado o refeitório de lugar. Ali, a profundidade da lama chega a 15 metros.

Apesar dos esforços, o porta-voz da corporação, tenente Pedro Aihara, admitiu que alguns corpos podem nunca ser encontrados.

‘Considerado o tipo de tragédia e as proporções [da tragédia], existe, sim, a possibilidade de alguns corpos não serem recuperados, mas não é esse o foco dos bombeiros’.”

O rompimento da barragem de Brudaminho já é considerada a maior tragédia ambiental da história do País. O primeiro lugar deste ranking era a da catástrofe que aconteceu na cidade de Mariana, região central do estado, em novembro de 2015, quando 19 pessoas morreram por causa do mesmo problema da barragem de Fundão. Em ambos os casos, a responsabilidade é da mineradora Vale.

A empresa suspendeu pagamento de dividendos e de bônus a executivos, e criou comitês para ajudar vítimas, reparar danos e descobrir responsáveis.
Já a Justiça, bloqueou R$ 11 bilhões da Vale. O dinheiro que será usado na reparação de danos causadas pela tragédia.

Fonte: CUT
Foto: JOSÉ EDUARDO BERNARDES

 

Assuntos relacionados