Conheça Jessé de Sousa, expositor no Seminário de Formação do SINDIUTE

18/09/18 | Lutas em Fortaleza

Nesta sexta, 21 de setembro, nosso sindicato realiza nova atividade de qualificação dos professores e dirigentes sindicais para ampliarmos nossos conhecimentos da realidade social, política e econômica de nosso país. Como convidado especial para compartilhar seus conhecimentos aos 300 professores que realizaram sua inscrição para esta atividade teremos o sociólogo Jessé de Sousa. Conheça um pouco da formação e experiências de um dos maiores intelectuais brasileiros:
Possui graduação em Direito pela Universidade de Brasília (1981), mestrado em Sociologia pela Universidade de Brasília (1986), doutorado em Sociologia pela Karl Ruprecht Universität Heidelberg, Alemanha (1991), pós doutorado em filosofia e psicanálise na New School for Social research de Nova Iorque, EUA (1994-1995) e livre docência em sociologia pela Universität Flensburg, Alemanha (2006). Realizou diversos estágios pós-doutorais e, como Professor visitante, na Universität Bremen, Alemanha (1999-2000).
Escreveu como autor e organizador 27 livros além de mais de 100 artigos e capítulos de livros em diversas línguas, sobre teoria social, pensamento social brasileiro e estudos teórico/empíricos sobre desigualdade e classes sociais no Brasil contemporâneo.
É Professor titular da UFABC (Universidade Federal do ABC). Mais recentemente publicou os livros “A tolice da inteligência brasileira”, em 2015, e “A radiografia do golpe” em 2016, ambos pela editora Leya. Em 2017
publicou “Inequality in capitalist Soceties”, pela editora Routledge, em co-autoria com Boike Rehbein e Surinder Jodkha e o livro “A elite do atraso: da escravidão a lava jato”, Leya, 2017.