3 de outubro: Dia Nacional de Mobilização

30/09/15 | Lutas no Brasil

Em defesa da democracia, de uma nova política econômica e dos direitos do povo brasileiro sobre o petróleo! Em Fortaleza, concentração será na Praça José de Alencar, no Centro

O momento político e econômico que o Brasil tem vivido torna urgente a necessidade de o povo ocupar as ruas, avenidas e praças contra o retrocesso, por mais direitos e pelas reformas estruturais. No próximo sábado, 3 de outubro de 2015, pintaremos as ruas do País de verde, amarelo e vermelho, em comemoração aos 62 anos da Petrobras. Em Fortaleza, a concentração será na Praça José de Alencar, no Centro, às 8 horas, seguida de caminhada à Praça do Ferreira.

A soberania do nosso país tem sido ferida, a sanha entreguista ataca a Petrobras com intenção de desvalorizar e sucatear umas das maiores empresas do mundo, sobretudo com a tentativa de aprovar Projeto de Lei 131/2015, que visa diminuir a participação da Petrobras no regime de partilha do petróleo.

O petróleo e o pré-sal pertencem ao povo brasileiro, e são riquezas que devem se transformar em investimentos sociais, beneficiando o povo, tendo em vista aprovação da destinação dos royalties para educação e saúde.  Conclamamos cidadãos e cidadãs a apoiar a mobilização grevista da categoria petroleira, já deflagrada, e todas as mobilizações de outras categorias em defesa de seus direitos.

Há uma onda de conservadorismo propagado pelos grandes meios de comunicação, em que alguns defendem o impeachment e até ditadura militar para nosso país. A sociedade como um todo não aceita retrocessos na vida política e social, e nos direitos sociais e dos trabalhadores e trabalhadoras, conquistados arduamente ao longo de décadas de lutas.  Será preciso muita mobilização e povo na rua para defender a democracia.

Somos incansáveis na defesa dos direitos do povo brasileiro, por isso clamamos por mudanças profundas na política econômica no Brasil, para que a crise econômica seja enfrentada de forma diferente. Repudiamos o ajuste fiscal que onera a classe trabalhadora, a educação, saúde e retira recursos do PAC, do programa de habitação popular Minha Casa, Minha Vida. A conta da crise não pode ser jogada nos ombros dos trabalhadores e trabalhadoras.

Queremos outras saídas: que os ricos paguem pela crise! Taxar as grandes fortunas, os dividendos do lucro das grandes, a remessa de lucro pro exterior, combate à sonegação fiscal, fazer a auditoria da dívida pública e a reduzir a taxa de juros, são medidas necessárias para enfrentar a crise do capitalismo que assola o mundo e também  a economia brasileira.

Tomaremos a ruas e seremos milhares no dia 3 de outubro de 2015.

Conclamamos que cada movimento, entidade e força política dê sua contribuição para preparar as mobilizações no maior numero possível de cidades brasileiras.

Viva a Democracia! Viva a Petrobras! Viva o Povo Brasileiro!

Comissão Organizadora da Frente Brasil Popular:

CUT – Central Única dos Trabalhadores

CMP – Central de Movimentos Populares

CTB – Central de Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil

CONEN – Coordenação Nacional de Entidades Negras

MMM – Marcha Mundial das Mulheres

MST- Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra

UNE – União Nacional dos Estudantes

 

SERVIÇO:

CEARÁ – Ato Nacional – O Pré-sal é nosso!

Quando: dia 3 de outubro

Horário: 8 horas

Concentração: Praça José de Alencar, em Fortaleza. Caminhada até a Praça do Ferreira

ATO NACIONAL DIA 3 DE OUTUBRO – Em defesa da Petrobras e da Soberania Nacional

Assuntos relacionados