Coletivos

Coletivo LGBT

Coordenação: Professora Cecília

Lutamos pela construção de uma sociedade livre e democrática, com justiça social e pluralidade, onde todos e todas possam viver sem discriminação e sem sofrer qualquer tipo de coerção ou agressão. Tendo como base este pressuposto, iniciamos o Coletivo LGBT – lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais. Buscamos enraizar essa discussão na classe trabalhadora, cumprindo um importante papel na politização da discussão sobre a opressão sofrida por diversos trabalhadores e trabalhadoras no Brasil.

Coletivo Anti-racismo

Professora Gardênia Baima

As dificuldades de aplicação da Lei 10.639/03, que inclui no currículo das escolas de todo o país a obrigatoriedade do tema “História e Cultura Afro-Brasileira”. Também em destaque a violência contra os jovens e a necessidade de combater o racismo dentro da sala de aula.

Coletivo Saúde do Trabalhador

Professor Antonimar

Condições precárias de saúde em sala de aula e o excesso de limitações às licenças médicas são assuntos necessários de avaliações e debates. Constata-se que a principal causa de problemas de saúde dos educadores não é a atividade que desenvolvem, mas sim a carga excessiva de pressão que recebem de inspetores e secretários, por exemplo.

Coletivo dos Funcionários

Professora Aldaline

Problemas e demandas específicas aos funcionários das escolas e creches municipais devem ser avaliados para elaboração de agendas e reivindicações específicas que melhorem a qualidade e valorização dos funcionários.

Coletivo das Mulheres

Professora Ellen

Discutir conquistas e desafios na luta pelos direitos da mulher. Com destaque a evolução da política de enfrentamento à violência contra a mulher, como o aumento de denúncias após a criação da Lei Maria da Penha. Também a importância de participar mais de grupos de discussão na comunidade para influenciar de forma mais efetiva a igualdade de gênero em sala de aula.